Cachorro Grande - 2001 Release:
Escrever sobre o disco de estréia da Cachorro Grande, batizado simplesmente com o nome da banda, é como escrever sobre um grande amigo. Tão difícil quanto. Talvez os três anos desde o lançamento gaúcho desse disco, que a Deckdisc faz a justiça tardia ampliando o alcance dele para o resto do Brasil, facilitem esse trabalho. Em 13 faixas, os quatro mods do apocalipse gaúcho oram a Beatles, The Who, Small Faces, Stones e Dylan. Mas no sincretismo pop acendem velas a outros apóstolos roqueiros dos anos 60 e 70, abrem espaço até para um jazz de cabaré, acentuam com pitadas pop contemporâneas e mergulham o terço que carregam em ácido lisérgico e doses cavalares de cerveja.
O resultado é exatamente o que parece a combinação acima, às vezes pontuada por doses absurdas de peso, às vezes requebrando em suingue de Rhythm’n’Blues acelerado. Mas sempre rock. Delicioso como este deve ser. A primeira música, “Lunático”, é de Marcelo Gross, guitarrista de talento estupendo. Tal qual um Pete Towshend entre o mod e a destruição de palco, Gross é capaz de girar os braços, executar os pulos de pernas abertas enquanto sola sem perder o tempo da música nem o “chapéu de Bob Dylan”. E, mais importante, é capaz de produzir pérolas pop eternas, como “Lunático”.
Na seqüência, “Sexperienced”, composta pelo baixista Jerônimo Bocudo. Assim como sua outra contribuição em assinatura solo no disco (“Cleptomaníaca de Corações”), “Sexperienced” é a mostra do que seria a Jovem Guarda se esta cumprisse a promessa de Roberto Carlos e acelerasse a 300km por hora. Sem refresco para os tímpanos, emendam “Debaixo do Chapéu”, selo psicodélico sob a língua do vocalista Beto Bruno. Enquanto isso, lá no fundo do palco, Gabriel não dá descanso a seu kit de bateria, como se Keith Moon ameaçasse retornar do além para roubar suas baquetas. Em “Lili”, quem mostra as credenciais é o pianista Pedro Pelotas, que mais tarde seria efetivado como quinto elemento da trupe.
E o ácido retorna num flashback intenso, como um upper no queixo, em “Pedro Balão”. “Fantasmas” é um rock ganchudo, que fica num estimulante duelo de morde-assopra com o suingue da guitarra de Gross. Quando os quatro partem para uma balada, esta, obviamente, não atende ao formato quadradão tradicional. “Sintonizado” é a prova disso. A melodia e ritmo reto da embalagem da fórmula do pop derretem numa viagem lisérgica. “Dia Perfeito” é o momento cabaré da banda, empacotada para se ouvir estalando os dedos da mão esquerda e com uma dose dupla de uísque na direita.
A noite vira dia, e o cabaré transforma-se num parque de diversões. Na empolgante “Vai T.Q.Dá”, assumem o volante de um carrinho bate-volta, mudam radicalmente a cadência da música no meio desta até atingir o ponto em que cada um dirige desvairadamente para o lado que der na telha. No minuto final, todos voltam a se encontrar. Se bem que isso, claro, não significa uma trégua.
A pancadaria iniciada na 10ª música dá um gás final ao disco, que é mantido na sempre crescente “O Tempo Está do Meu Lado”.
“O Dia de Amanhã” mostra que os quatro debutaram como veteranos. Invadiram o estúdio sabendo exatamente o que queriam, e comprovam nesta balada que ganha dramaticidade no piano de Pelotas e no solo de Gross.
“(Os Doces Exóticos de) Charlotte Grapewine” marca o grand finale. Mas só no papel, pois um minuto após o término do tempo regulamentar do disco, eles retornam com um punk visceral que não faria feio no stoogeano Raw Power.
Termino o texto sem saber se fiz justiça na apresentação deste meu grande amigo. O que posso garantir, além da descrição acima, é que este é um companheiro que nunca lhe deixará na mão. Nunca me deixou. E que se este for um desconhecido para você, se você ainda não teve a chance de escutá-lo, tirou a sorte grande. Quisera eu reviver a primeira experiência de colocá-lo para bater um papo comigo no CD player.
Escrito pelo jornalista Luiz César Pimentel, em 2001.
Faixas:- Lunático
- Sexperienced
- Debaixo do chapéu
- Lili
- Pedro Balão
- Fantasmas
- Cleptomaníaca de corações
- Sintonizado
- Dia perfeito
- Vai T. Q. dá
- O tempo está do meu lado
- O dia de amanhã
- (Os doces exóticos de) Charlotte Grapewine
Comprar: R$ 12,90Download:
http://rapidshare.com/files/110114646/Cachorro_Grande.rarBitch rate:192kbps
Tamanho:60MB
As próximas horas serão muito boas - 2004Release:
Sabe quando surgem aquelas bandas lá fora, que todo mundo “enche a bola” dizendo que é a nova “salvação do rock”, a “bola da vez” e que entope a programação das rádios com suas músicas? Pois é... Essas bandas sempre são tratadas como o que há de melhor no mundo, mas ninguém nunca se deu conta de que uma dessas bandas pode estar aqui, no Brasil, tocando o mais verdadeiro rock e cantando na nossa língua. Já pensou nisso?
Respaldados por elogios de gente como Dinho (Capital Inicial), Samuel Rosa (Skank) e Edgard Piccoli (MTV), a Cachorro Grande, formada em meados de 99, tem a formação clássica de uma banda de : Beto Bruno (voz), Marcelo Gross (guitarra), Jerônimo Bocudo (baixo), Gabriel Azambuja (bateria) e o fiel escudeiro Pedro Pelotas (piano) já haviam mostrado com seu primeiro CD, homônimo, em 2001, que ali estava surgindo uma banda para a história do brasileiro. Foi desse primeiro disco os três primeiros da banda: “Sexperienced”, “Debaixo do Chapéu” e “Lunático”, cujo videoclipe concorreu ao VMB de 2003, na categoria “Banda Independente”.Nesse inverno, a banda lança seu segundo CD “As Próximas Horas Serão Muito Boas”, pela Revista Outracoisa (a do Lobão); um disco cheio de , gravado desde agosto de 2003 e ignorado por diversas gravadoras, mas que esta aí para provar o que foi dito lá em cima. A primeira música de trabalho, “Que Loucura”, já é sucesso nas rádios do sul do país e também entre os fãs. Disponível no site da banda, já ultrapassou a marca de 12.000 downloads. Escrito por Leandro “Lelê” Bortholacci, em junho de 2004.
Faixas: - As coisas que eu quero lhe falar
- Hey amigo!
- Você pode até pegar
- Tudo por você
- Olhar pra frente
- Agoniada
- Me perdi
- As próximas horas serão muito boas
- Você não sabe nada
- Enquanto o trem que espero não vem
- Sem problemas
- Que loucura!
- O truque do ovo
- Insatisfeito
Download:
RapidshareTamanho:71mb
Bitch rate:192kbps
Pista Livre - 2005AQUI!Site oficial:
http://www.cachorrogrande.com.brA merda é que o vocalista, Beto Grande do Cachorro Bruno é colorado!