sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Andróides Sonham Com...Sexo e Violência / Histórias de...Guitarras Elétricas

Os Replicantes é uma banda de rock brasileira, formada na cidade de Porto Alegre em 1983.

No cenário musical gaúcho, o punk rock se desenvolveu bastante entre a população mais pobre.

O nome da banda Os Replicantes é uma referência aos andróides do filme Blade Runner (1982) de Ridley Scott, no qual os replicants do filme eram muito parecidos com os seres humanos, porém mais fortes e ágeis.

Em 16 de maio de 1984, com Wander Wildner (vocal), Cláudio Heinz (guitarra), Heron Heinz (baixo) e Carlos Gerbase (bateria), a banda se apresentou profissionalmente pela primeira vez, no Bar Ocidente, em Porto Alegre.

Até 2006, gravaram dez discos, duas fitas de vídeo, um DVD e fizeram duas turnês pela Europa.

Em 1984, gravam a música Nicotina num estúdio de jingle, de quatro canais, com a ajuda de Carlos Eduardo Miranda[Gordo Miranda, do Astros, ex-Ídolos]. Levaram a música para a recém criada Rádio Ipanema FM, que a incluiu na programação.

Em 1985 eles passam a fazer mais shows, gravam um videoclipe de Nicotina, o primeiro da história do rock gaúcho, e resolvem gravar seu primeiro disco: um compacto duplo (vinil) com quatro músicas: "Nicotina", "Rock Star", "O Futuro é Vórtex" e "Surfista Calhorda". O disco é distribuído pelo selo Vórtex, dos próprios Replicantes. De forma independente, o compacto chega em várias cidades brasileiras e vende duas mil cópias.

Na sequência fazem um videoclipe para "Surfista Calhorda" e são convidados a participar da coletânea Rock Garagem, com a música "O Princípio do Nada". Em 1986 assinam contrato com a gravadora RCA (depois BMG-Ariola), e gravam o LP O Futuro é Vórtex, em São Paulo. As músicas "Surfista Calhorda" e "A Verdadeira Corrida Espacial" saem na coletânea Rock Grande do Sul, que traz as bandas De Falla, Garotos da Rua, Engenheiros do Hawaii, Nenhum de Nós e TNT. "Surfista Calhorda" tem boa aceitação nas rádios de todo país e logo se torna um hit.

O segundo disco, lançado em 1987, também pela BMG, é Histórias de Sexo e Violência, outro clássico, com "Sandina", "Astronauta" e "Festa Punk". Nesta época fazem uma série de shows em São Paulo, tocando ao lado de outras bandas do cenário da época, como o Cólera, 365, Plebe Rude e Garotos Podres. Lançam o primeiro vídeo da música brasileira em locadoras, a fita VHS Os Replicantes em Vórtex, com videoclipes e shows da época.

Em 1989, lançam o quarto disco, terceiro pela BMG, o também Papel de Mau, com Luciana Tomasi (produtora da banda desde o início) nos teclados e vocais de apoio. Após dois shows de lançamento, Wander Wildner sai da banda. O baterista Carlos Gerbase vai para o front e se torna o vocalista da banda. O amigo e na época produtor da banda, e também baterista dos Cobaias, Cléber Andrade, assume as baquetas dos Replicantes.

Em 1991, com o amigo e saxofonista King Jim gravam o quinto disco, o vinil Andróides Sonham com Guitarras Elétricas, lançado pela Vórtex. Seguem fazendo shows e videoclipes.


Andróides AQUI
Sexo e Violência AQUI

Agora é Rock!

Um comentário :

  1. Cara, simplesmente magnífico tudo isso aqui. PARABÉNS !!! Que saudade destas bandas, as bandas de hoje rssss deveriam ter que escutar estes sons antes de publicar algo.
    EDUARDO

    ResponderExcluir

Comente sobre o post, para Pedido, Parceria, utilize o email mail@agoraerock.com

Seu comentário é nosso incentivo para continuar com este blog e trazer notícias e musicas boas para vocês!