quinta-feira, 3 de junho de 2010

Gamma Ray – To the Metal (2010), 192 kbps

“Em “To the Metal!”, o Gamma Ray consegue manter o alto nível do seu último lançamento, “Land of the Free II”, de 2007. Kai Hansen, novamente, mostra seu talento como um dos mais inspirados compositores do heavy metal. Contribui para a qualidade do material a estabilidade da formação que há anos conta com Kai Hansen (vocais/guitarra), Dirk Schlächter (baixo), Henjo Richter (guitarra) e Daniel Zimmermann (bateria). A fórmula consagrada e característica desses alemães contém riffs marcantes, refrãos grudentos e melódicos cantados em coro e solos de guitarra rápidos. Nesse disco, essa fórmula foi utilizada com êxito, acrescida de alguns ingredientes novos. Para começar, a ilustração da capa é impactante: colorida e com toques de terror que remetem ao desenho de “Sabbath Bloody Sabbath”, do Black Sabbath. A obra de Herve Monjeaud consegue relacionar a imagem com o som que o disco traz. A faixa que abre o trabalho, “Empathy”, tem tom sério e profundo e o refrão é cantado com força, como um hino de guerra, sempre introduzido com uma virada de bateria bem colocada. “All You Need to Know” tem um dos refrãos mais melódicos do disco e é rápida e pesada. Assim como “Shine Forever”, que, além disso, possui um vocal agressivo, provavelmente inspirado por Rob Halford, e mostra bastante o som do baixo de Dirk Shclächter, tanto na introdução, como na passagem antes do solo de guitarra.


O baixista também é destaque como compositor da balada metal “No Need to Cry”, escrita em homenagem ao seu recém-falecido pai. A excelente “Time to Live” retrata bem uma canção típica do Gamma Ray. É rápida, melódica e para cima.
Sem que isso desmereça a qualidade das composições, sempre é possível encontrar similaridades com outros clássicos do heavy metal nos discos do Gamma Ray. “To the Metal”, a canção, se parece muito com “Metal Gods” do Judas Priest. A marcação de ritmo nos chimbaus, os acordes soltos, a levada em midtempo e os vocais em coro automaticamente trazem à mente esse clássico do “British Steel”.
Em “Rise”, as guitarras no começo são Iron Maiden puro. E o riff e a bateria de “Mother Angel” fazem a gente pensar que Klaus Meine (Scorpions) entrará cantando “Coming Home”.
Vale a pena ainda destacar os teclados de fundo em “Deadlands” e o começo com teclados orquestrados e coral de “Chasing Shadows”. Aliás, por causa dessa introdução, “Chasing Shadows” poderia bem ser a primeira faixa do disco, e não a penúltima. O que não impede que esse álbum seja considerado perfeito.“To the Metal!” é uma inspirada homenagem ao heavy metal. Enquanto compositores como Kay Hansen estiverem vivos e inspirados, o heavy metal continuará forte.” (por Eduardo Kaneco)

Dirk Schlächter : Baixo, Vocais Secundários
Daniel Zimmermann : Bateria, Vocais Secundários
Kai Hansen : Vocais, Guitarra
Henjo Richter : Guitarra, Vocais Secundários, Teclas



1. Empathy
2. All You Need To Know (feat. Michael Kiske)
3. Time To Live
4. To The Metal
5. Rise
6. Mother Angel
7. Shine Forever
8. Deadlands
9. Chasing Shadows
10. No need to cry

DOWNLOAD

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente sobre o post, para Pedido, Parceria, utilize o email mail@agoraerock.com

Seu comentário é nosso incentivo para continuar com este blog e trazer notícias e musicas boas para vocês!