quinta-feira, 6 de maio de 2010

Gentle Giant – Gentle Giant (1970)

Quando se fala em Gentle Giant, é bom ter em mente que trata-se de um grupo que sempre cuidou do Rock com a mesma devoção que o Jazz, a Música Sinfônica, a Música Barroca e a Música Eletrônica. Esta controvertida banda criou um dos estilos mais peculiares da Música Progressiva, pois englobaram e fundiram, em sua obra, elementos de Música Medieval, Renascentista, Barroca, Jazz, Rock e Eletrônica de forma jamais vista, e tudo isso apoiado em sofisticadas e complexas técnicas de contraponto e harmonia, além de dissonantes arranjos vocais. Thierry Chatain, em sua Pequena História do Rock'n'Roll (na História da Música Ocidental, de Jean & Brigitte Massin, editora Nova Fronteira), escreveu que o Gentle Giant é uma "espécie de orquestra de câmara elétrica". Ao lado do King Crimson, puseram as cartas da quebradeira na mesa. Isso quer dizer que foram responsáveis por uma música de mais difícil digestão e de mais difícil consumo, que exige algumas atentas audições para acostumar o ouvido e para que se "adquira o gosto" pela mesma, ou então, para que se forme uma opinião quanto a gostar ou não gostar; o contrário do que fizeram Yes, Genesis e Emerson, Lake & Palmer, grupos mais sinfônicos e autores de obras "um tanto mais 'acessíveis'" dentro do universo progressivo (principalmente o Yes). Por tudo isso o Gentle Giant é um dos mais perfeitos exemplos da máxima: "ou você o ama ou você o odeia". Vamos à sua biografia e discos.
A história desse eclético grupo é basicamente a história dos irmãos Shulman e seus amigos, tendo seu início em Portsmouth, Inglaterra, local esse que veio a ser a residência da família Shulman, quando se mudou de Glasgow. Os dois irmãos mais velhos, Phil e Derek Shulman, nasceram nos Gorbals de Glasgow, Escócia (datas ignoradas).
O pai deles era um trompetista de Jazz que tocava à noite e atuava como representante de vendas durante o dia para sustentar a família.
Os brothers Shulman contavam que a vida nos Gorbals era horrível, o que fez com que eles se mudassem para Portsmouth. A casa deles ficava em Eastney Road, Southsea, local onde o pai começou a dar aulas de música. Dado ao magistério musical do Sr. Shulman, a casa sempre vivia repleta de músicos. Foi nesse ambiente que nasceu o terceiro terço da semente do Gentle Giant, Ray Shulman. Com a idade de cinco anos, Ray começou a aprender a tocar trompete, passando ao violino aos sete. Quando Ray tinha uns dez anos, ele e Derek já tinham uma dupla caseira (Derek é cerca de três anos mais velho que Ray). Nessa dupla, Ray era o violinista e Derek o guitarrista.
O primeiro contato de Derek com o Rock aconteceu em 1963, quando os Beatles tocaram em Portsmouth. Derek matou as aulas no dia do show, escrevendo um bilhete falso em nome de sua mãe, dizendo que precisava sair mais cedo porque estava doente. Ele teve tanta falta de sorte, que o filme da TV focalizou-o, fazendo com que aparecesse no noticiário noturno daquele dia. Acredito não ser necessário contar o resto...
A primeira experiência musical semi-profissional dos dois foi em 1965, com um grupo chamado "The Howling Wolves", que tentava tocar Rhythm & Blues, como os Stones. Como eles não tinham empresário, convidaram o irmão Phil (cerca de dez anos mais velho que Derek) para a tarefa. Nessa época ele estava na escola se preparando para o Magistério. O primeiro show que conseguiu para o grupo foi em sua própria escola, pela cifra de dezoito libras. O grupo logo mudou seu nome para "Road Runners Rhythm And Blues" e conseguiu realizar uma série de apresentações.
Ler na íntegra aqui
.

01.Giant
02.Funny Ways
03.Alucard
04.Isn't It Quiet And Cold
05.Nothing At All ( Vê Video no Youtube)
06.Why Not
07.The Queen

DOWNLOAD

Senha/Pass: lagrimapsicodelica

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente sobre o post, para Pedido, Parceria, utilize o email mail@agoraerock.com

Seu comentário é nosso incentivo para continuar com este blog e trazer notícias e musicas boas para vocês!