Thick as a Brick (1972) é o quinto álbum da banda britânica Jethro Tull. Sua letra é baseada em um poema escrito por um garoto fictício, "Gerald Bostock", ou "Little Milton". O álbum em LP transcorre ininterruptamente em ambos os lados, sendo de fato uma só canção.
O vocalista e compositor Ian Anderson ficou surpreso com a reação da crítica ao álbum anterior Aqualung como sendo um álbum conceitual, um rótulo que ele rejeitou firmemente. Com Thick as a Brick a banda se preparou para criar uma obra que se integrava deliberadamente em torno de um conceito: um poema escrito por um precoce garoto inglês que fala sobre os desafios de envelhecer. Na época (e ainda hoje) muitos acreditaram que Gerald Bostock era uma pessoa real. Por trás disso, o álbum pretendia ser um resumo de todos os outros pretensos "álbuns conceituais". A fórmula foi bem-sucedida, e Thick as a Brick alcançou o primeiro lugar entre os mais vendidos nos Estados Unidos.
A capa original do LP era uma paródia dos tablóides locais, trazendo notícias, contos, propagandas, etc. O falso jornal, com 12 páginas, ainda na época teve de ser reduzido ou mesmo completamente suprimido em lançamentos na América Latina e Ásia. Também o lançamento em CD comprometeu a arte da capa, reduzida para suportar o formatoOrigem: Wikipédia
Sir Ian Anderson com seu Tull gerou o embrião de todo o som burlesco, místico, bucólico, ou pagão e que vem embalado hoje com o nome de ''folk''...Pensa o que tu quiseres: Tuatha de Damann, Skyclad, Cruachan, Vintersorg, Finntroll, Mägo de Oz, Saurom Lamderth, Korpiklaani, ou qüalquer coisa que pareça celta ou tão somente folclórica...todos esses devem alaúdes, gaitas e flautas ao velho irlandês.
ResponderExcluirSalve
ResponderExcluirEste é um clásico absoluto!
Abraços, e cadê o Mestre?!?!, não posta mais não?
Abraços, de novo.
Viva os clássicos!
ResponderExcluirEstou aqui, brother...''só carteando'', como se diz por aqui, hehehehe...na verdade aproveito a oportuna empolgação do meu parceiro p'ra tirar uma folguinha, e nada mais...Logo eu largo alguma pedrada mais aí, não ouses duvidar...
ResponderExcluirPode ser uma pergunta boba, mas por que eu nunca ví Aqualung disponível para download?
ResponderExcluirEsse do JT eu tinha com capa dupla, com todo o encarte disponível.
ResponderExcluirMas era raridade de uma fornada no meio da década de 80, o normal era ele vir em formato simples mesmo, só a capa dupla, mas sem o encarte.
Álbum fodão, diga-se de passagem.
[ ]'s