sexta-feira, 6 de junho de 2008

The Beatles - Discografía


Apartir de hoje , vou estar disponibilizando álbum por álbum para download... Pra quem não conhece???? Wikipedia...



The Beatles foi uma banda de rock de Liverpool, Inglaterra com suas raízes no final da década de 1950. A banda é reconhecida por ter liderado a invasão do rock inglês nos Estados Unidos no início dos anos 1960. O grupo foi formado por John Lennon (guitarra, baixo, teclado, gaita, percussão, efeito sonoro e vocal), Paul McCartney (baixo, guitarra, piano, efeito sonoro, percussão e vocal), George Harrison (guitarra solo, percussão, efeito sonoro e vocal) e Ringo Starr (bateria, percussão, efeito sonoro e vocal).
O grupo obteve uma fama, popularidade e notoriedade até hoje inéditas para uma banda musical, e tornou-se a banda de maior sucesso e de maior influência do século XX. Os "garotos de Liverpool", como eram chamados, não tiveram apenas impacto sobre a música, mas também influenciaram as vestimentas, os cortes de cabelo e a forma de ser dos jovens daquela geração. Foi esse estrondoso sucesso que inspirou a criação do termo beatlemania. Suas roupas, estilos, e declarações os fizeram líderes da moda para a juventude, enquanto a percepção social do conjunto que crescia viu sua influência se estender na revolução social e cultural dos anos 1960.
Atingiram o primeiro lugar nas paradas de sucesso no mundo inteiro com composições próprias como "She Loves You", "Something", "I Want to Hold Your Hand", "Can't Buy Me Love", "Help!", "Yesterday", "Eleanor Rigby", "Hey Jude", "All You Need Is Love", "Let It Be", "Strawberry Fields Forever" e "Twist and Shout", entre outras.
Considerado o grupo musical mais bem-sucedido da história, sendo os seus membros aclamados por público e crítica, com mais de um 1,5 bilhão de álbuns vendidos em todo o mundo[1], e com vinte canções que atingiram o primeiro lugar nas paradas apenas nos Estados Unidos da América, além de conseguirem ocupar em determinado momento os cinco primeiros lugares em meados de 1964 - números recordes até os dias atuais.
Pela inventiva criatividade, originalidade e magia de suas canções, John Lennon e Paul McCartney são considerados a maior dupla de compositores da música popular em todo o mundo.
Também foram os precursores da música indiana e oriental no pop/rock ocidental, sobretudo pela influência de George Harrison nas composições e instrumentos do grupo, em canções como "Within You Without You", "Norwegian Wood" e "Love You Too".
Além de toda a repercussão, os Beatles fizeram todo um modo de criar música que influenciou não só sua época, mas todas as épocas seguintes: foram a primeira banda do planeta a fazer vídeos musicais de suas canções, e o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band foi o primeiro do mundo a conter um encarte com fotos e letras de suas canções [2]. Em 2003, a revista especializada em música Rolling Stone classificou Sgt. Pepper's como o melhor álbum de todos os tempos [3].

O início
Em 1957, empolgado com a onda do skiffle que Lonnie Donegan popularizou com seus sons improvisados, John Lennon criou uma banda composta por colegas da escola Quarry Bank School, incluindo seu melhor amigo na época, Pete Shotton.
Por pouco tempo se chamaram The Black Jacks, mas logo mudaram para Quarrymen em homenagem a escola. Desta época fizeram parte do conjunto John Lennon (guitarra e vocal), Pete Shotton (na tábua de esfregar roupa), Bill Smith (caixa de chá), Rod Davis (banjo) e Eric Griffiths (guitarra). Smith as vezes era substituído por Len Garry.
Já em 1956, o rock and roll estorou em popularidade com a canção "Rock Around the Clock" de Bill Haley e principalmente pelo sucesso de Elvis Presley, os Quarrymen começaram a adotar o rock como seu som principal, abandonando o skiffle.
Neste mesmo ano, no dia 15 de julho, Paul McCartney foi apresentado a John Lennon. O encontro se deu na Igreja de Woolton, na ocasião de uma festa em que os Quarrymen tocaram. Paul tocou "Twenty Flight Rock" e "Be Bop a Lula". Ele sabia a letra inteira destas canções e alguns acordes a mais que John Lennon, que normalmente improvisava nas letras por não sabê-las inteira.
A entrada de Paul McCartney para o grupo se deu pouco tempo depois. Segundo John Lennon: "pensei, o que acontecerá comigo se eu admitir Paul na banda? Achei que teria que mantê-lo na linha se o deixasse entrar".
Já o convite a George Harrison se deu através de McCartney, que era seu colega no Liverpool Institute. Mas, pelo fato de ser aproximadamente 3 anos mais jovem que John este ainda relutou sobre a sua entrada na banda. George acabou entrando para a banda porque tocava guitarra melhor que John e Paul.

Instrumentos usados por John Lennon: a guitarra Rickenbacker Capri 325 que depois foi reformada e pintada em preto usada até 1965 e o seu violão.
Como Paul e George estudavam na Liverpool Institute não seria mais apropriado chamar a banda por Quarrymen, e partir dali vários nomes foram usados: The Rainbows, Johnny and The Moondogs, Long John and the Silver Beetles, The Silver Beetles, The Silver Beats, The Silver Beatles e finalmente, só The Beatles. Na verdade Beetles (em Português, "besouros") foi o nome que veio a mente de John, inspirado na banda The Crickets (em Português, "os grilos"), de Buddy Holly. Paul, então, sugeriu Beatles, pela associação da palavra Beat (em Português, "batida")[4] e que não passava de um trocadilho de "beetles" com "beat"'.
Mais tarde, John teria declarado:"Sonhei com um homem, numa torta flamejante, dizendo: Vocês são Beatles com A".
Não foi só o nome da banda que mudou constantemente naquela época, vários integrantes entravam e saiam da banda, somente John, Paul e George eram fixos. Como na época os nomes de bandas eram enormes, o conjunto primeiro se chamou Long John and the Silver Beatles, depois o nome foi simplificado para The Silver Beatles e finalmente para The Beatles.
Como John, Paul e George tocavam guitarra, a banda necessitava de um baixista para dar ritmo às suas canções. Em 1960, John, então com 20 anos de idade e estudante da Art College, convenceu um amigo da escola a comprar um baixo e juntar-se à banda. O amigo era Stuart Sutcliffe, ou simplesmente Stu. Este não era muito hábil no baixo, já que seu maior interesse era pela pintura, mas acabou cedendo ao pedido do amigo John.
Naquela época os Beatles não tinham um baterista fixo, assim, profissionais desse gênero tocavam para eles apenas em determinadas ocasiões. Ao tocarem no pub Casbah de Liverpool, o baterista Pete Best (filho da dona do pub) começou a acompanhá-los com mais frequência.
O empresário Allan Willians foi quem conseguiu um contrato para os Beatles tocarem em Hamburgo (Alemanha).
Os Beatles contavam com Pete Best eventualmente na bateria, mas na falta de um fixo, acabaram por convida-lo à turnê de Hamburgo. A partir de então Pete se tornou baterista definitivo da banda.
Os Beatles fizeram a primeira viagem a Hamburgo em 1960 e permaneceram por lá por volta de cinco meses tocando em clubes noturno, o primeiro deles o Indra e o segundo o Kaiserkeller. A viagem acabou de um modo inesperado e traumático: George acabou sendo deportado por ser menor de idade; depois, Pete e Paul também foram deportados por provocar um pequeno incêndio no local onde encontravam-se hospedados.
Nesta primeira viagem, os Beatles tocavam em clubes noturnos por 8 a 12 horas seguidas o que de certa forma fez com que eles melhorassem seu som e aprendessem a improvisar. Foi nessa viagem que conheceram Klaus Voorman e Astrid Kirchherr, estudantes da cidade, dos quais se tornaram amigos.
Em janeiro de 1961, os Beatles passaram a se apresentar no pub Cavern Club. Desde então até o início do sucesso foram 293 apresentações. Por esta época já eram praticamente o grupo de rock mais popular de Liverpool, junto com Rory Storm and The Hurricanes.
Ainda em 1961, retornaram a Hamburgo para tocar no clube noturno Top Ten. Nesta segunda viagem, Stuart Sutcliffe resolveu abandonar os Beatles, ele havia se apaixonado por Astrid Kirchherr e decidiu voltar a estudar artes na Alemanha. Foi por esta visita que Astrid sugeriu que os Beatles adotassem o penteado para frente e abandonassem o penteado topete (estilo Elvis Presley) que usavam até então.
Com a saída de Stu, Paul McCartney assumiu o contrabaixo, e os Beatles passaram então a ser um quarteto. Algum tempo depois, Stuart sofreria um derrame cerebral, levando-o à morte. Ainda em Hamburgo, foram chamados para gravar algumas canções em estúdio (entre elas esta a canção "My Bonnie") acompanhando o cantor Tony Sheridan.

Contrato de gravação


Abbey Road Studios, o estúdio dos Beatles
Ao retornar a Liverpool, os Beatles voltaram ao Cavern Club. A história mais conhecida é que, em outubro de 1961, um fã entrou em uma loja de discos de Liverpool para comprar o disco com "My Bonnie". O gerente da loja, Brian Epstein, não só não tinha o disco como também nunca tinha ouvido falar da banda. Brian ao saber que os Beatles eram de Liverpool e tocavam no Cavern Club foi assistir a uma apresentação. Ficou encantado com o grupo, principalmente com John Lennon, embora aquilo não fosse o estilo de música de que gostasse. Na Biografia de Bob Spitz, lançada em 2008 como biografia definitiva, consta que era impossível o gerente de uma das maiores lojas de discos de Liverpool desconhecer os Beatles, pois eles já eram bem conhecidos e comentados entre os jovens da cidade, que também freqüentavam sua loja. Brian Epstein teria inventado essa história, assim como diversas outras inventadas pelo quarteto ao longo da carreira.
Voltou várias vezes ao Cavern Club até decidir empresariá-los. Após assinarem um contrato para Brian Epstein, os Beatles foram aconselhados por ele a mudar de comportamento no palco e a mudar a aparência. A partir de Brian Epstein os Beatles não conversavam, contavam piadas, comiam e bebiam no palco, passaram a programar seus shows e a vestir-se com mais elegância, com ternos e gravatas.
Como Brian Epstein trabalhava vendendo discos de música, ele tentou contactar alguma gravadora para conseguir algum contrato. O primeiro teste foi feito pela Decca Records. A audição foi no dia 1 de janeiro de 1962. Os Beatles não tocaram nenhuma composição própria, somente canções já conhecidas. Meses depois receberam a notícia que a Decca não os contrataria por achar que "conjuntos de guitarra estavam saindo de moda". Entre o primeiro e o segundo teste, os Beatles foram para Hamburgo pela terceira vez para se apresentar no The Star Club.
Após a recusa da Decca, Brian Epstein foi até a loja HMV e transformou os tapes do teste da Decca em um disco, lá foi aconselhado a levar o tape para George Martin da Parlophone, subsidiária da EMI. No dia 6 de junho de 1962, os Beatles foram a Londres para um teste com o produtor musical George Martin no Abbey Road Studios. Musicalmente, George Martin não ficou impressionado com os Beatles mas gostou deles como pessoa imediatamente. Ele concluiu que tinham um talento cru e muito humor e que poderiam ser musicalmente melhorados.
George Martin resolveu contratá-los mas não gostou de Pete Best, e sugeriu que Brian Epstein arrumasse outro baterista ou usasse um de estúdio. Até hoje há especulações sobre a dispensa de Pete Best. Na época alegou-se que George Martin não gostou de seu jeito ao tocar, havia também especulações sobre o fato de Pete não se encaixar direito com os outros beatles, inclusive não adotando o penteado de cabelo que eles usavam.
Houve especulações também a respeito de ciúmes que Paul teria de sua popularidade com as fãs, mas segundo relatos Paul na época até tinha mais popularidade que Pete. Um amigo de Pete acusou George Harrison como responsável pela sua demissão. Seja como for, os Beatles chamaram Ringo Starr, baterista da banda de Liverpool Rory Storm and the Hurricanes, para o lugar de Pete Best.
A primeira canção a ser lançada pela gravadora contou com gravações com três bateristas diferentes (Pete Best, Ringo Starr e Andy White, este último um baterista de estúdio). O primeiro single lançado pelos Beatles na Inglaterra foi com as canções "Love Me Do"/"P.S. I Love You", que chegou ao décimo sétimo lugar nas paradas de sucesso britânicas, talvez esse ranking tenha sido atingido por vendas principalmente em Liverpool.
Os críticos de música e fãs da banda constumam dividir a carreira dos Beatles em duas fases: a primeira de 1962 até 1966 e a segunda de 1967 até o fim da banda em 1970.
Na primeira fase, destacam-se o auge da beatlemania, a histeria dos shows; e a segunda pela fase de estúdio, crise entre os integrantes e o fim da banda.

Primeira fase

1962-1964
Depois do lançamento do single com a canção "Love Me Do" em outubro de 1962, os Beatles apareceram pela primeira vez na televisão, no programa People and Places da TV Granada de Manchester, em 17 de outubro. Voltaram ao estúdio somente em 26 de novembro para gravarem o segundo single que trazia a canção "Please Please Me", esta, porém, atingiu o primeiro lugar na Inglaterra no início de 1963. Após os lançamento dos dois primeiros singles, os Beatles começaram a primeira tournê pela Inglaterra acompanhando Helen Shapiro. Em abril de 1963, foi lançado o primeiro álbum, intitulado Please Please Me, que contava não só com composições de Lennon/McCartney, mas também de outros compositores admirados pelos Beatles na época. O terceiro single "From Me To You" lançado pelo grupo teve destino igual ao anterior, ou seja, o primeiro lugar na Inglaterra. Em agosto, foi lançado o single com "She Loves You" e o primeiro lugar novamente aconteceu. No dia 13 de outubro de 1963, os Beatles se apresentaram no London Palladium, onde uma multidão enloquecida os esperavam. Devido a histeria causada, a apresentação virou notícia em todos os jornais da Inglaterra. No mesmo mês, fizeram a primeira apresentação ao vivo fora da Inglaterra depois que se tornaram uma banda de sucesso, na Suécia.
Em novembro de 1963, os Beatles apresentaram-se no show Royal Variety Performance na presença da rainha da Inglaterra, gravaram seu segundo álbum, With the Beatles e lançaram outro single que foi primeiro lugar, com a canção "I Want To Hold Your Hand".

À esquerda, o baixo Höfner característico de Paul McCartney em formato de violino, e à direita, a guitarra Gretsch Country Gentleman de George Harrison; ambas usadas no auge da beatlemania.
Embora tivessem feito sucesso rapidamente na Inglaterra e sido igualmente bem sucedidos em alguns países europeus, os Beatles ainda não tinham conquistado o mercado norte-americano. Pensando em conquistar os Estados Unidos, Brian Epstein procurou o presidente da gravadora Capitol Records, para lançar um single com a canção "I Want To Hold Your Hand", e conseguiu firmar um contrato com um popular apresentador de televisão, Ed Sullivan, para que os Beatles fossem até lá se apresentarem em seu programa. Antes da Capitol, algumas gravadoras já haviam lançado discos dos Beatles naquele país, como a Vee-Jay e a Swan, mas nenhum sucesso tinha sido obtido. Embora não houvesse grandes expectativas pela Capitol em relação aos Beatles, a CBS (canal de televisão americano) apresentou um pequeno documentário sobre o sucesso que a banda estava causando na Europa.
Em apenas dez dias depois do seu lançamento "I Want To Hold Your Hand" vendeu um milhão de cópias e chegou ao primeiro lugar nas paradas de sucesso norte-americanas em 1964. Quando os Beatles desembarcaram pela primeira vez nos Estados Unidos, uma multidão de fãs foi aguardá-los no aeroporto JFK, no dia 7 de fevereiro de 1964, em Nova Iorque. No dia 9 de fevereiro, eles se apresentaram pela primeira vez no programa de televisão de The Ed Sullivan Show e bateram recorde de audiência em uma transmissão ao vivo com aproximadamente 73 milhões de espectadores.
No dia 11 do mesmo ano fizeram seu primeiro show ao vivo nos Estados Unidos, no Coliseum de Washington. Se a apresentação no London Palladium é considerada como o início da histeria em torno dos Beatles na Inglaterra, nos Estados Unidos esta beatlemania tomou porporções ainda maiores desde a primeira ida do conjunto em terras norte-americanas.
De volta à Inglaterra, os Beatles fizeram um filme de longa metragem dirigido por Richard Lester, A Hard Day's Night lançado em 6 de julho na Inglaterra. O álbum homônimo pela primeira vez trazia apenas canções compostas pela dupla Lennon/McCartney. A história era focada na Beatlemania, sem chegar a ser, no entanto, um documentário. Atualmente a obra é tida como um clássico cult, sendo considerada por alguns como a grande precursora da idéia dos clipes (ou videoclipes). No mês de junho, os Beatles fizeram uma tournê pela Austrália e Nova Zelândia. Entre 19 de agosto e 20 de setembro de 1964, realizaram a primeira tournê pelos Estados Unidos e Canadá, que durou 32 dias e contou com 30 shows e em outubro e início de novembro uma tournê pela Grã-Bretanha. Na Austrália, Ringo Starr por estar com tonsilite foi substituído temporariamente pelo baterista Jimmy Nicol. Ainda tiveram fôlego para lançar mais um single e um álbum em 1964, o single com "I Feel Fine" (lançado em novembro) e o álbum Beatles for Sale (lançado em 4 de dezembro).

1965-1966
Em 1965, os Beatles tiveram uma agenda cheia com gravações, lançamento de um novo filme e várias tournês. Foi o ano também que a Rainha britânica condecorou os Beatles com a ordem de MBE (Member of The Order of The British Empire) por sua contribuição à música britânica, o que gerou uma certa polêmica pois vários ex-combatentes de guerras também já condecorados acabaram devolvendo suas MBEs em protesto.
No início do ano de 65 o grupo se dedicou a gravações de novas canções. Em abril lançaram o single com "Ticket to Ride". Em junho fizeram uma tournê pela Europa que incluiu Itália, França e Espanha. O álbum Help! foi lançado em agosto junto ao filme homônimo e se tornou um sucesso, com destaque para as canções "Help!", "Yesterday", "Ticket To Ride" e "You've Got To Hide Your Love Away". O filme, também dirigido por Richard Lester, tinha uma história ao estilo dos filmes de James Bond, sendo gravado nas Bahamas e na Áustria. Neste mesmo mês de agosto, os Beatles iniciaram sua segunda tournê pelos Estados Unidos e Canadá, porém, mais curta que a anterior pois durou apenas 16 dias. Nesta tournê os Beatles se apresentaram pela primeira vez no Hollywood Bowl e no dia 15 de agosto, fizeram o famoso show no Shea Stadium para aproximadamente 56 mil fãs, um recorde na época. Este foi o primeiro espetáculo de rock da história e da música a ser realizado em um estádio.
Em dezembro de 1965, a banda lançou o single de sucesso com "Day Tripper"/"We Can Work It Out" e o álbum Rubber Soul. O álbum Rubber Soul foi muito bem aceito pelos críticos de música, com ele a banda conquistou a confiança de que precisava para, com uma maior liberdade em estúdio, explorar ao máximo a sua musicalidade. Rubber Soul trouxe alguns instrumentos que não eram normalmente utilizados em álbuns de música pop. George Harrison introduziu pela primeira vez em um álbum dos Beatles um instrumento indiano, o sitar em "Norwegian Wood". Utilizaram também um órgão mellotron em algumas canções. Rubber Soul fez muito sucesso com as canções "Michelle", "Nowhere Man", "Drive My Car", "In My Life", além de "Norwegian Wood".
No dia 27 de agosto de 1965, The Beatles e Elvis Presley se encontraram em âmbito doméstico, sem evidências, até agora, de qualquer produto áudio/visual relevante. A única imagem alusiva ao encontro de Elvis e Beatles é uma foto em que John Lennon aparece saindo da casa de Elvis.
Em 1966, em uma entrevista, John Lennon declarou que os Beatles eram mais populares que Jesus Cristo e que o Cristianismo estava desaparecendo. Isso causou protestos religiosos durante a terceira turnê dos Beatles pelos Estados Unidos com vários discos da banda sendo queimados em praça pública por religiosos fanáticos, e em alguns shows a Ku Klux Klan ameaçou intervir por discordar da afirmação de Lennon. John pediu desculpas mais tarde em uma coletiva, dizendo que foi mal interpretado.
Foram três tournês em 66, a primeira na Alemanha que incluiu Hamburgo, cidade tão importante no início dos Beatles. A segunda, com shows históricos no Budokan na cidade de Tóquio e um show em Manila nas Filipinas. Em Manila, houve um certo tumulto ao deixarem o país, algumas pessoas tentaram agredir a banda por não compareceram a um jantar oferecido pela primeira-dama do país, devido a um mal entendido.
Entre a segunda e a terceira turnês, os Beatles se trancaram no estúdio em maio e durante três meses ensaiaram e compuseram aquele que seria o seu sétimo álbum. Preocupados em dar uma guinada musical, iniciada com "Rubber Soul", os Beatles batizaram o primeiro dia de sessões como "Mark I", trabalhando naquela que se tornaria a faixa "Tomorrow Never Knows". Com o desenrolar das gravações, o grupo abusou de técnicas inventivas, fitas invertidas, imagens sonoras e "loops", além de overdubs. As letras também evoluíam: os temas iam desde a solidão ("Eleanor Rigby"), passando por misticismo interior e psicodelismo extremo ("Tomorrow Never Knows"), canções infantis ("Yellow Submarine") até a cobrança de impostos ("Taxman").
A expectativa por esse breve momento era grande. Quando todos pensavam que os Beatles tinham chegado ao fim, eles lançaram Revolver. George Harrison, que crescia musicalmente e como compositor, teve pela primeira vez três composições em um álbum dos Beatles. As outras composições eram todas de Lennon/McCartney. Revolver foi considerado ainda mais inovador do que Rubber Soul. Novos instrumentos e novas técnicas de gravação foram utilizados. A participação de George Martin como produtor dos Beatles tornou-se cada vez mais importante, ele fazia arranjos para as novas canções, e sua formação clássica foi aproveitada em algumas canções. Como já era tradicional, o álbum foi aclamado pelo público e crítica. Em seguida os Beatles partiram para aquela que seria sua última e derradeira turnê.
A terceira tournê dos Estados Unidos e Canadá mais uma vez incluiu um show no Shea Stadium. O problema é que quase todas as faixas de "Revolver" eram impossíveis de serem reproduzidas ao vivo. Além disso, a harmonização vocal de canções como "Paperback Writer" e "Nowhere Man" não tinham o efeito desejado ao vivo, sobretudo quando os próprios integrantes da banda estavam visivelmente esgotados. Assim, consolidando uma idéia já ventilada há cerca de um ano internamente, os Beatles decidiram que esta seria a última turnê do grupo. Portanto a última apresentação ao vivo dos Beatles aconteceu em 29 de agosto de 1966 no Candlestick Park de São Francisco. A falta de segurança, o cansaço pela longas tournês, a falta de tecnologia na época que dificultava a realização de shows ao vivo com qualidade sonora foi tido por muitos como a causa do fim das apresentações ao vivo. Os críticos de música começaram a especular então se isso seria o fim da banda. Brian Epstein ficou bastante deprimido com o fim das tournês, declarou posteriormente: "O que será de um empresário de uma banda de rock que não se apresenta ao vivo?".
Em seguida os Beatles tiraram férias de 3 meses e se separaram, o que alimentou as especulações sobre o fim da banda. John foi a Gibraltar filmar "Que Delícia de Guerra" (How I Won The War), novo filme de Richard Lester, Paul foi à Londres passar o tempo com sua então noiva Jane Asher, Ringo foi ficar com a família em Liverpool e George foi à índia estudar cítara com Ravi Shankar.
Assim, em novembro de 1966, após as férias, os Beatles voltaram ao estúdio para gravar o que seria o seu próximo álbum.

Segunda fase

1967

The Beatles Story, museu dos Beatles, em Liverpool.
Em fevereiro de 1967, os Beatles lançaram um single com as canções "Strawberry Fields Forever" e "Penny Lane". As duas canções haviam sido gravadas no final de 1966, mas com a pressão de Brian Epstein para lançar um novo single, as duas canções acabaram sendo excluídas do próximo álbum a ser lançado, o que mais tarde o produtor George Martin classificou como um erro. "Strawberry Fields Forever" foi composta por John Lennon enquanto filmava How I won the War e "Penny Lane" foi composta por Paul McCartney. Há tempos já estava se tornando evidente que embora as canções viessem assinadas como sendo compostas por Lennon/McCartney elas eram na verdade compostas individualmente, bastava identificar o vocalista da canção para saber quem a compôs. Pela primeira vez, um single dos Beatles não foi diretamente ao primeiro lugar nas paradas da Inglaterra muito embora as duas canções tenham feito muito sucesso.
O período de experimentação musical dos Beatles começou com o lançamento de Rubber Soul em 1965, e atingiu o ápice com o lançamento do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band em junho de 1967. O álbum começou a ser gravado em 1966 e foram levados 129 dias para ser finalizado. Quando lançado foi aclamado pela crítica e pelo público. O crítico do The Times declarou que "Sgt. Pepper's era um momento decisivo na história da civilização ocidental". Em 2003, o álbum foi eleito pela revista Rolling Stone como o melhor álbum de rock todos os tempos. O álbum é um precursor de técnicas de gravação e composição, foi o primeiro álbum gravado em oito canais, com dois consoles de quatro canais. A idéia central do álbum consistia em que os Beatles tomassem o papel da banda do Clube de Corações Solitários do Sargento Pimenta, deixando para trás limitações e transformando o rock em objeto de culto. Em 13 canções foi levado ao limite o conceito do rock, agregando orquestrações, instrumentos hindús, gravações tocadas ao contrário e sons de animais. Rock, music hall, baladas, jazz e até música oriental se misturaram em Sgt. Pepper. Sua capa também foi inovadora com uma foto dos Beatles diante de uma colagem de pessoas famosas e admiradas pelo grupo. O álbum recebeu o prêmio Grammy de melhor álbum do ano.
Ainda no mesmo mês de junho, os Beatles lançaram o single com a canção "All You Need Is Love". A canção foi apresentada no programa de televisão Our World, o primeiro programa ao vivo transmitido via satélite para diversos países. A canção composta por John Lennon queria espalhar uma mensagem de paz nos tempos da Guerra do Vietnã. Os Beatles convidaram vários amigos para participarem do evento cantando o coro da canção entre eles Mick Jagger, Eric Clapton, Marianne Faithfull, Keith Moon e Graham Nash. O programa foi visto por cerca de 350 milhões de pessoas em 26 países.
No dia 27 de agosto, o empresário dos Beatles Brian Epstein foi encontrado morto em sua casa. Na época especulou-se que ele poderia ter se suicidado mas a polícia chegou a conclusão que ele tomou uma overdose acidental de remédios. Os Beatles estavam reunidos em Bangor no dia da morte de Brian em um encontro com o guru Maharishi Mahesh Yogi.
No final do ano, o grupo recebeu sua primeira grande crítica negativa com o lançamento do filme Magical Mystery Tour. A idéia do filme surgiu de Paul McCartney e desagradou aos críticos e fãs. A exibição do filme, feito para a televisão, foi cancelada após sua primeira exibição. A trilha sonora do filme foi lançada em álbum somente nos Estados Unidos, em outros países foi lançado em forma de compacto duplo. Somente em 1976, o álbum Magical Mystery Tour foi lançado em diversos países.

1968
No início de 1968, após uma pequena sessão de gravações em que foram gravadas as canções "Lady Madonna/The Inner Light", lançadas em compacto durante a estadia na Índia, e "Across The Universe", lançada apenas um ano depois, os integrantes da banda partiram em um retiro espiritual em Rishikesh, na Índia. Uma semana depois, Ringo abandonou o retiro e Paul fez o mesmo depois de um mês. O retiro espiritual acabou em polêmica quando o guru Maharishi foi acusado de tentar seduzir uma seguidora espiritual. Após o retiro espirital, John e Paul viajaram a Nova Iorque para anunciar o seu desligamento do líder e a criação da Apple Corps. A Apple Corps encorporava a Apple Records, Apple Electronics, Apple Films, Apple Publishing, Apple Retail e a Apple Boutique. A boutique não demorou muito tempo para fechar as portas devido ao fracasso. A Apple Records, a única realmente lucrativa, era um selo que contou com vários artistas como o Badfinger, James taylor e Billy Preston entre outros. Mas mesmo assim, não era suficiente para estancar o desperdício de dinheiro do empreendimento.
Enquanto isso, após o retorno da Índia, os Beatles começaram a se reunir em Essex, estúio de George, para iniciar as gravações do próximo álbum. Os esboços de canções já demonstravam uma maior independência dos compositores em relação à banda como um todo, e explicitaram a inflência negativa dos problemas externos na música do grupo. Após essa pequena sessão, o grupo voltou a Londres e retomou as gravações uma semana depois.
Já em Abbey Road, os problemas começaram a se multiplicar. A quantidade de canções era enorme e os Beatles, pressionados pelos problemas da Apple e pela própria EMI, começaram a se desentender dentro do estúdio. O lançamento do álbum foi sendo adiado sucessivamente e as gravações foram ficando cada vez piores, sobretudo com a presença no estúdio de Yoko Ono. Sua presença intimista foi uma das várias causas de desavenças entre os membros do grupo. A nova namorada de John estava presente ao lado dele em todas sessões de gravações que participava, e se julgava no direito de dar opiniões sobre tudo - o que irritava os outros membros, principalmente Paul McCartney e George Harrison. E John, hipnotizado com sua nova companheira, se tornara alienado e disperso. Além disto, George mostrava-se cada vez mais irritado por não poder incluir muitas de suas composições em álbuns dos Beatles e ter as suas canções preteridas nas gravações (as suas composições eram em geral gravadas no final da madrugada, perto do fim dos ensaios diários). Também se sentia "preso" aos compromissos do grupo - o que contrastava com sua nova concepção espiritual indiana. Ringo estava farto do perfeccionismo de Paul, que, após a morte de "Brian Epstein" passou a desempenhar a função de líder do grupo, além de achar enfadonho participar de uma banda que não excursionava mais.
Em julho, em meio às conturbadas gravações, foi lançado o primeiro single pela Apple Records, sendo um grande sucesso: o single "Hey Jude" e "Revolution". Enquanto "Hey Jude" fora escrita por Paul para o filho de John, Julian, sobre a separação deste de Cinthia, "Revolution" foi uma ode à liberdade de expressão concebida por John, inclusive em relação à própria música do grupo, que "voltava às origens", como o próprio admitiu em 1970.

Capa do álbum duplo, conhecido como Álbum Branco.
Após o sucesso de "Hey Jude", os Beatles continuaram a gravar o disco. A enormidade de canções inacabas e prazo para lançamento se esgotando fizeram com que o grupo passasse a trabalhar individualmente, cada um em uma música, para que estas fossem finalizadas. O número de gravações fez com que a banda o lançasse como álbum duplo. Canções foram deixadas de lado e outras incluídas de última hora. Após muitas dificuldades, sete meses de trabalho e pressão da EMI, no fim de novembro The Beatles foi lançado.
Conhecido como Álbum Branco, o álbum marca o início de uma divisão entre os integrantes do grupo, com algumas canções sendo gravadas totalmente por apenas um integrante da banda. Ringo Starr abandonou o grupo por duas semanas, alegando insatisfação com a mesma, não participando da gravação de algumas canções, como em "Back in the U.S.S.R." por exemplo, em que Paul McCartney assume a bateria. Cada integrante expunha seu estilo musical de maneira muito particular, o que acarretou ao álbum uma heterogeneidade em demasia, e "falta de unidade", como observaram críticos da época. Mas mesmo assim, mantinha o alto nível musical e conquistou fãs, fato consumado com o disco de ouro ganho pela banda.
Em relação às canções, foram as mais diversas possíveis: de paródias aos Beach Boys a hard rocks, passando por baladas country e canções de amor, reggae experimental, canções de ninar, blues e rockabilly. Apesar disso, continuavam suas experimentações: Paul usou sons de pássaros em "Blackbird" e John misturou sons ambientes, frases e ruídos na experimental "Revolution 9", trabalho quase solo, de parceria com Yoko. George concebeu a melhor canção do disco, sua primeira composição reconhecida como obra-prima, "While My Guitar Gently Weeps", que nasceu uma balada com violão (como "Yesterday") sobre o relativismo e o acaso mas que devido ao descaso de John e Paul provocou uma situação inusitada: George chamou o amigo "Eric Clapton", guitarrista britânico, para tocar na faixa. Pegos de surpresa, John e Paul aceitaram gravar a canção com a presença de Clapton. Assim, e em apenas um take , como admitiu Clapton recentemente em sua autobiografia, o música foi regravada, contando com uma versão pesada e com solos de guitarra. Se tornou um sucesso.
Após o lançamento do álbum, para cumprir um contrato, ainda no mesmo ano foi lançado o desenho animado Yellow Submarine e um álbum com a trilha sonora do filme, que trazia apenas quatro canções inéditas dos Beatles compostas antes de irem à Índia (em sua maioria sobras de "Sgt Pepper's")e canções instrumentais compostas por George Martin, o produtor dos Beatles.
Em seguida, no fim de dezembro, os Beatles decidiram optar por uma forma mais simples de gravar, sem overdubs ou truques de gravação, apenas o grupo, como no início. Assim, começaram as gravações daquela que seria "uma volta as raízes": Get Back.

1969-1970

John Lennon em 1969.
No início de 1969, o grupo iniciou o projeto Get Back, que incluia um filme-documentário sobre a gravação de um álbum e o o lançamento de suas canções. Havia também um interesse do grupo realizar um show ao vivo no final das gravações de estúdio. Durante a gravação do documentário ficou nítido um desgaste de relacionamento entre os integrantes do grupo. As cenas finais do documentário incluem a famosa apresentação conhecida como "Rooftop Concert", um pequeno show ao vivo surpresa em cima do telhado do estúdio em Savile Row.
O projeto Get Back foi arquivado, e eles se reuniram novamente, pela última vez em estúdio para gravar o álbum Abbey Road. O álbum foi muito bem aceito pela crítica e se tornou o mais vendido dos Beatles. Ele trouxe duas belas composições de George Harrison, "Something" e "Here Comes the Sun". George evoluíra muito como compositor, ao mesmo tempo que se desinteressava cada vez mais pela banda, já que não podia incluir mais que duas de suas composições nos discos do grupo. Novamente, como no Álbum Branco, algumas canções foram gravadas só por um integrante da banda. A última gravação com os quatros integrantes da banda juntos foi realizada em 20 de agosto durante a gravação de "I Want You (She's So Heavy)". A capa do álbum se tornou um ícone da música, trazia os quatro integrantes atravessando a rua Abbey Road em frente ao estúdio homônimo e foi através dela que começou a surgir o boato sobre a morte de Paul McCartney. Até hoje, a travessia da rua é imitada por não só fãs mas como também por outros músicos no mundo inteiro quando querem se referir aos Beatles ou a Abbey Road.
No dia 29 de setembro de 1969, John Lennon anuncia aos outros integrantes que estava deixando os Beatles mas concordou em não divulgar a notícia para não estragar o lançamento das canções do projeto Get Back. Em 3 de janeiro de 1970 aconteceu a última sessão de gravação de uma canção dos Beatles, "I Me Mine" foi gravada sem a participação de John Lennon. Em março, as gravações de Get Back foram dadas ao cuidados do produtor Phil Spector. Phil adicionou um barreira de som às gravações.
Em 10 de abril de 1970, Paul deu uma entrevista e anunciou oficialmente o fim dos Beatles uma semana antes do lançamento de seu primeiro álbum solo intitulado McCartney. O documentário e álbum Get Back foi lançado com o nome de Let It Be em 8 de maio do mesmo ano. A sociedade entre os Beatles foi dissolvida judicialmente somente em 1975.

Após o fim

Paul McCartney durante show em Praga, 6 de Junho de 2004.
Após o fim dos Beatles anunciado em 1970, sempre houve especulações sobre uma possível volta dos Beatles, mas eles nunca mais se reuniram novamente para gravar juntos, algumas vezes eles colaboraram uns com os outros em canções ou álbuns solo mas nunca os quatro juntos, como por exemplo a participação de George Harrison em It Don't Come Easy (Ringo Starr) e How Do You Sleep (John Lennon). Em 1971, George chamou os ex-integrantes da banda para participar do show de Bangladesh, Paul não foi alegando que era muito cedo para reunir a banda de novo e John não foi pois o convite não se estendeu à Yoko, contando apenas com a participação de Ringo. Em 1973, Ringo Starr lançou um álbum intitulado Ringo que contou com a participação dos outros três integrantes da banda, mas não simultaneamente na mesma canção. Em 1974, John Lennon e Paul McCartney fizeram uma gravação caseira jamais lançada oficialmente que é encontrada no bootleg A Toot and a Snore in '74.
Em 1980, John Lennon foi assassinado em Nova Iorque, o que acabou definitivamente com o sonho de milhares de fãs de vê-los tocando juntos novamente. No ano seguinte, George Harrison reuniu Ringo Starr e Paul McCartney para gravarem uma canção em homenagem a John Lennon, "All Those Years Ago", composição de George presente em seu álbum Somewhere in England.
Em 1994, foi lançado o álbum Live at the BBC com gravações inéditas dos Beatles realizadas entre 1963 e 1965 na rádio BBC. No mesmo ano, os três Beatles vivos, com aprovação da viúva de Lennon, se reuniram para realizar o The Beatles Anthology. Anthology reunia um filme documentário, um livro autobiografico e três álbuns duplos com algumas canções inéditas, como também versões desconhecidas de canções já lançadas anteriormente por eles, além de trazer duas novas canções: "Free As A Bird" e "Real Love" mixadas com a voz do John Lennon e com a participação de George, Paul e Ringo. Em 1998, os Beatles foram incluídos no Salão da Fama do Rock and Roll, no dia da cerimônia compareceram George Harrison, Ringo Starr e a viúva de John Lennon, Yoko Ono.
Em 2001, George Harrison morreu de câncer. Em 2003 foi lançada a versão do álbum Let It Be, chamada de Let It Be...Naked. No ano de 2006 foi a vez do lançamento do álbum Love e a estréia da produção teatral com o mesmo nome do Cirque du Soleil. O álbum, Love, foi produzido por George Martin e seu filho Giles, e trouxe mixagens e colagens de canções já lançadas oficialmente pelo grupo anteriormente. Em 2007, Paul McCartney e Ringo Starr deram uma entrevista juntos no Larry King Live e no mesmo ano compareceram juntos com as viúvas de John Lennon e George Harrison para celebrar um ano de aniversário das apresentações de Love.

Evolução musical
Ao longo de sua carreira, os Beatles constantemente buscaram evoluir musicalmente criando novos sons e melhorando o estilo de compor a cada canção, a cada álbum. Combinando a habilidade do produtor George Martin e a experiência dos engenheiros de som como Norman Smith, Ken Townsend e Geoff Emerick, todos tiveram uma importância significativa na inovação musical de álbuns como Rubber Soul (1965), Revolver (1966) e Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967).
Os Beatles não só influenciaram a música pop como também foram influenciados por ela. Entre estas influências estava Bob Dylan, John Lennon se inspirou em Bob Dylan para compor "I'm A Loser", "You've Got to Hide Your Love Away" e "Norwegian Wood (This Bird Has Flown)"[5] entre outras canções. Outras influências sobre os Beatles foram sem dúvida os The Byrds e Beach Boys. O álbum Pet Sounds dos Beach Boys era o favorito de Paul McCartney[6]. Segundo o produtor George Martin "Sem Pet Sounds, Sgt. Pepper não teria acontecido""[7].
Dentro de estúdio foram usadas gravações ao contrário, instrumentos incomuns ao rock na época, sons de animais, double tracking e variações na velocidade de gravação, entre outros efeitos. Em 1967, os Beatles usaram o mellotron em "Strawberry Fields Forever", um teclado polifônico desenvolvido nos anos 60. O clavioline, outro tipo de teclado, foi usado em "Baby You're Rich Man" (1967). Quando George Harrison passou a se interessar pela cultura indiana, ele passou a usar instrumentos indianos na música dos Beatles. O sitar apareceu pela primeira vez em "Norwergian Wood" (1965), depois em "Love You To" (1966) e "Within You Without You" (1967) e a harpa indiana em Strawberry Fields Forever. Viola, cello e violino apareceram pela primeira vez em uma canção dos Beatles em "Yesterday" (1965) e depois em "Eleanor Rigby" (1966), "Here, There and Everywhere" (1966) e "She's Leaving Home" (1967). O trompete foi usado em "Penny Lane" (1967) e a trompa em "For No One". Os Beatles foram em direção da psicodelia (com uso de sons bizarros, alterando som de instrumento e voz) em canções como "Rain" e "Tomorrow Never Knows" de 1966, e "Lucy in the Sky with Diamonds", "Strawberry Fields Forever" e "I Am the Walrus" de 1967.
Especialistas em música dizem que grande parte da fama dos Beatles deveu-se à assistência do produtor George Martin, que também era conhecido como "o quinto Beatle". Martin, além de produtor dos arranjos, teve um papel de catalisador para o grupo, mantendo unidas as fortes personalidades individuais, e fazendo com que tirassem o máximo possível de seus talentos incontestáveis. Quando perguntado sobre a importância de George Martin no sucesso da banda, há quem seja categórico em afirmar que se não fosse por ele, o grupo não teria sido tão bom quanto dizem que é. No entanto, os Beatles não foram o único grupo produzido por George Martin. E nenhum destes outros grupos obteve o sucesso alcançado pelos Beatles.

Influência na cultura popular
O sucesso comercial dos Beatles começou imediatamente uma onda de mudanças desde musical até de moda e comportamento. A primeira mudança notada foi o domínio do rock britânico nas paradas de sucesso do mundo inteiro, domínio chamado de Invasão Britânica. Antes dos Beatles, o rock era dominado por solistas, como Elvis Presley, Jerry Lee Lewis entre outros e a partir dos Beatles passou a ser dominado por grupos que geralmente compunham suas próprias canções sem precisar recorrer a compositores pagos.
Os Beatles também tiveram influência na moda. No auge da Beatlemania, jovens passaram a usar o penteado igual ao deles, penteado chamado de Mop Top ou Arthur (como alguns fãs preferiam). Novas bandas de rock e muitos jovens passaram a usar ternos ao estilo beatle e botas com salto cubano.
Em 1967, após anunciarem o fim das excursões, os Beatles passaram a fazer vídeos promocionais de suas novas canções. O primeiro vídeo foi de "Strawberry Fields Forever", que muitos consideram o primeiro vídeo clipe da história. Outros consideram o filme A Hard Day's Night de 1964 como um dos precursores do vídeo clip devido ao uso de técnicas revolucionárias como edição e corte de cenas rápidas.
Algumas capas de álbuns dos Beatles foram copiadas ou influenciaram outras de outros grupos ao longo do tempo. Sgt. Pepper's influenciou We're Only in It for the Money de Frank Zappa and the Mothers of Invention. Prince e Metallica lançaram o seu Black Album influenciados pelo Álbum Branco. Outras capas como a do With the Beatles com uma foto em preto e branco com o uso de luz e sombra foi imitada por diversas vezes assim como a do álbum Let It Be com quatro fotos em um fundo preto.
A música dos Beatles foi fonte de inspiração de milhares de grupos de rock como The Monkees, Badfinger e Oasis entre outros. Também serviu de inspiração para filmes como o musical Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, para a paródia All You Need is Cash do grupo The Rutles ambos de 1978 e Across the Universe de 2007.

Curiosidades
Em 1963, Brian Epstein e Dick James criaram o catálogo Nothern Songs que reunia todas as canções compostas por Lennon/McCartney e cuidava dos direitos autorais das mesmas. Em 1968, John Lennon e Paul McCartney tentaram comprar a Nothern Songs, mas Dick James acabou vendendo-a para a ATV Britânica (Associated Television). Em 1985, Paul McCartney disse à Michael Jackson que estava interessado em comprar os direitos autorais dos Beatles e imediatamente Jackson comprou a Nothern Songs da ATV por 47 milhões de doláres. A partir de 1995, os direitos autoriais da maioria das composições de Lennon/McCartney começaram a ser gerenciados por Michael Jackson em conjunto com a Sony Music;
George Harrison criou a Harrisongs e Ringo Starr a Starling Music para gerenciar suas composições que sempre estiveram em suas posses.
A lenda sobre a morte de Paul McCartney começou em 1969 quando um radialista divulgou que Paul teria morrido em um acidente de carro em 1966 e teria sido substituído por um sósia, supostamente chamadado Billy Shears;
Em 1970, Charles Manson e seus seguidores foram julgados por cometeram chacinas entre eles o que causaria a morte da atriz Sharon Tate. Manson acreditava que os Beatles traziam mensagens ocultas em suas canções que o teriam inspirado a cometer diversos assassinatos. Nas casas da vítimas foram encontrados nomes de canções dos Beatles, tais como "Helter Skelter", "Piggies", "Blackbird" e "Revolution 9", presentes no Álbum Branco, escritas com sangue das vítimas;
Os Beatles tiveram algumas composições lançadas por outros músicos e que atingiram sucesso como por exemplo "I'm In Love" com o grupo Billy J. Kramer & The Dakotas, "Step Inside Love" com Cilla Black e "World Without Love" com Peter & Gordon que jamais foram regravadas pelos próprios Beatles.
Os Rolling Stones, considerados os maiores "rivais musicais" dos Beatles na época, iniciaram a carreira cantando uma composição de Lennon/McCartney, "I Wanna Be Your Man".
Ringo Starr só compôs duas canções em toda a carreira dos Beatles: "Don't Pass Me By" e "Octopus's Garden"; além dessas duas canções, Ringo compôs também "What Goes On" em parceria com John e Paul.

Recordes
Foi o grupo musical que mais vendeu na história, estimando-se que tenha vendido mais de 1,5 bilhão de discos e cassetes.
Vinte canções atingiram o primeiro lugar das paradas de sucesso dos Estados Unidos, dividindo o primeiro lugar com Elvis Presley, que tomou a frente em 2002, com o sucesso A Little Less Conversation.
Tiveram o maior número de canções no topo nas tabelas (20 nos EUA, 23 na Austrália, 23 na Holanda, 22 no Canadá, 21 na Noruega, 18 na Suécia). Ironicamente, poderiam ter conseguido mais, pois muitas vezes as suas canções competiam com outras canções suas.
Maior nº de semanas em que os seus álbuns estiveram no topo nas tabelas (132 nos EUA e 174 no Reino Unido).
Dezessete canções atingiram o primeiro lugar na Inglaterra.
Primeiro lugar em outros países: doze canções na Alemanha, 23 na Austrália e 22 no Canadá.
Foram os músicos que mais tempo permaneceram no primeiro lugar nas paradas de sucesso americanas com seus discos: 132 semanas.
Em Abril de 1964, os Beatles fizeram o feito inédito de ter cinco canções nos primeiros lugares das paradas de sucesso americanas (#1 "Can't Buy Me Love", #2 "Twist and Shout", #3 "She Loves You", #4 "I Want To Hold Your Hand" e #5 "Please Please Me").
"I Want To Hold Your Hand" tornou-se o single mais vendido nos anos 60, com aproximadamente cinco milhões de cópias vendidas.
Quanto a posições nas tabelas, John Lennon e Paul McCartney foram os compositores com mais sucesso na História (Paul McCartney teve 32 canções no topo das tabelas e John Lennon teve 26, nos EUA 23 das quais foram feitas em conjunto; John Lennon teve 29 canções no topo das tabelas e Paul McCartney teve 28, no Reino Unido, 25 das quais foram feitas em conjunto.)
O disco A Hard Day's Night vendeu um milhão de cópias em apenas quatro dias, após seu lançamento nos Estados Unidos, tornando-se o disco que vendeu mais em menos tempo nos anos 1960.
Durante a primeira semana de Abril em 1964, os Beatles mantiveram as cinco posições do topo da tabela Billboard dos Top 100. Nunca alguém tinha conseguido nem perto de tal façanha, especialmente na tabela Billboard dos Top 100. As canções foram "Can’t Buy Me Love", "Twist and Shout", "She Loves You", "I Want To Hold Your Hand" e "Please Please Me".
Na próxima semana de Abril em 1964, os Beatles mantiveram quatorze posições na tabela Billboard dos Top 100. O mais perto disso, antes dos Beatles, tinha sido nove posições, pelo cantor Elvis Presley.
Os Beatles são a única banda que conseguiu pelo menos três canções em posições seguidas na tabela Billboard dos Top 100.
A canção "Yesterday" foi a canção mais regravada por outros artistas na história da música. E "Something", composta por George Harrison, é a segunda canção mais regravada.

Vida pessoal
John Lennon nasceu no dia 9 de outubro de 1940 em Liverpool. Seu pai abandonou a família para trabalhar na marinha mercante. Pressionada pela sua irmã Mimi, Julia, a mãe de John entregou o garoto para que Mimi cuidasse dele. Um dos motivos pela pressão de Mimi foi que Julia não havia se separado oficialmente do primeiro marido e já vivia com outro homem. Julia teve mais duas filhas com o novo marido. Quando tinha dezessete anos, John perdeu a mãe atropelada. Em 1962, John casou-se com Cynthia Powell, ela estava grávida. Julian foi o nome dado ao primeiro filho de John em homenagem a sua mãe. Em 1966, John conheceu Yoko Ono, a princípio ele não se interessou por ela. Porém em 1967, eles começaram a ter um relacionamento amoroso até que Cynthia descobriu e pediu o divórcio. John casou-se com Yoko em 1969. O único filho do casal nasceu somente em 1975. Em 8 de dezembro de 1980, John Lennon morreu assassinado em Nova York.
Paul McCartney foi batizado como James Paul McCartney, nasceu em 18 de junho de 1942 em Liverpool. Sua mãe morreu quando ele tinha quatorze anos, de câncer. Em 1963, Paul conheceu a atriz Jane Asher com quem namorou por cinco anos. Em 1968, ele começou a namorar Linda Eastman com quem se casou em 1969.
George Harrison nasceu em 25 de fevereiro de 1943 em Liverpool. Em 1966 casou-se com a modelo e atriz Pattie Boyd, que ele conheceu durante as gravações do filme A Hard Day's Night, onde ela fez uma pequena participação. O casal separou-se em 1973. Pattie acabou casando-se posteriormente com Eric Clapton e em seu livro de 2007, Wonderful Tonight: George Harrison, Eric Clapton, and Me, Pattie declarou que George teve um caso com a mulher de Ringo Starr, Maureen. George casou-se novamente com Olivia Arias em 1979 com quem teve seu um único filho, Dhani. George morreu em 29 de novembro de 2001, de câncer.
O nome verdadeiro de Ringo Starr é Richard Starkey. Ringo era um apelido originado de "Ring" (anel), tipo de objeto que ele gostava muito de usar. Como Paul McCartney, ele era canhoto. Ringo nasceu em 7 de julho de 1940 em Liverpool. Casou-se com Maureen Cox em 1965, sua antiga namorada dos tempos de Liverpool. Teve três filhos com ela, Zak, Jason e Lee. Eles se separaram em 1975. Maureen morreu em 1994 de câncer. Ringo comprou várias propriedades ao redor do mundo, e atualmente reside em Mônaco com sua atual mulher, Barbara Bach. Foi o primeiro beatle a se tornar avô.

Começando então...
The Beatles - Please Please Me


I Saw her Standing There


Love Me Do


Twist and Shout


Please Please Me é o primeiro álbum gravado e lançado pelos Beatles. O álbum contém 14 canções, oito escritas por Lennon/McCartney. Em 2003, a revista Rolling Stone listou o álbum no número 39 na lista de 500 melhores álbuns de todos os tempos.[1] A Rolling Stone também colocou as canções "I Saw Her Standing There" (em #130) e "Please Please Me" (#184) na lista de 500 melhores canções de todos os tempos. Nos Estados Unidos, a maioria das canções de Please Please Me foram lançadas no álbum da Vee-Jay Records chamado Introducing The Beatles em 1964, e depois no álbum da Capitol Records chamdao The Early Beatles em 1965.

Gravação

Os Beatles já haviam gravado quatro canções anteriormente que fizeram parte de dois singles. O primeiro single com "Love Me Do"/"P.S. I Love You" gravado em 11 de setembro e o segundo com "Please Please Me"/"Ask Me Why" gravado em 26 de novembro; ambos em 1962. O álbum contém 14 canções, na sua época de lançamento em 1963, geralmente um álbum tinha 7 canções de cada lado. Foram necessárias mais dez canções para completar as quatro já gravadas e lançadas em single anteriormente pelos Beatles. Assim no dia 11 de fevereiro de 1963, os Beatles e o produtor George Martin começaram os trabalhos no Abbey Road Studios. As gravações do álbum soam como se fosse quase um trabalho ao vivo, já que tudo foi gravado no mesmo dia. Foram necessária apenas 585 minutos, ou seja, 9 horas e 45 minutos.[2]. Com apenas três sessões naquele dia, cada uma com aproximadamente 3 horas de duração, eles produziram uma autêntica representação da band no Cavern Club.[3]

O dia de gravação terminou com o cover de "Twist and Shout", que foi a última a ser gravada. A canção "Hold Me Tight" também foi gravada durante a sessão mas só foi usada no álbum posterior, em uma nova gravação do dia 12 de setembro de 1963.[4]

O dia inteiro de gravação custou por volta de £400 [5]. George Martin disse: "Não foi uma grande quantia para a Parlophone. Eu trabalhava com um orçamento anual de £55,000."[6].

Please Please Me foi gravada em dois canais, com a maior parte dos instrumentos em um canal e os vocais em outro.

Lançamentos

O álbum foi lançado no Reino Unido com o nome de Please Please Me em versão mono no dia 22 de março de 1963 e em versão estéreo em 26 de abril do mesmo ano. Como era comum na época cada país podia elaborar seus próprios álbuns com nome, capas e selecão de canções particular. Assim sendo, a Vee-Jay records lançou noos Estados Unidos a versão do álbum inglês com o nome de Introducing the Beatles no dia 22 de julho de 1963. Este álbum continha as mesmas canções do álbum inglês mas uma capa diferente.

No Brasil, a canção "I Saw Her Standing There" saiu no álbum Beatlemania de 1964 e "Please Please Me", "Boys", "Twist and Shout", "Baby It's You" e "Do You Want To Know A Secret" no álbum The Beatles Again. "A Taste Of Honey" e "There's A Place" foram lançadas em EP em 1964 junto com "Twist And Shout" e "Do You Want To Know A Secret". E "Love Me Do" em outro EP no mesmo ano.

Em 1976, a discografia mundial foi unificada e os LPs passaram a ter a mesma capa, mesma seleção de canções e mesmo nome. A versão do CD foi lançada em 26 de fevereiro de 1987.

Sobre as canções

Covers

Canções compostas e lançadas inicialmente por outros interprétes, os covers, foram escolhidos por George Martin e pelos Beatles. Foram escolhidas duas cançoes anteiormente interpetadas pelo grupo vocal feminino The Shirelles: "Baby It's You" e "Boys". Do cantor e compositor Arthur Alexander foi escolhida "Anna (Go to Him)". Outros importantes nomes do rock também fizeram cover de Alexander como por exemplo os Rolling Stones e Humble Pie. Os Beatles também gravaram a canção "Soldier of Love" de Alexander mas ela só foi lançada no álbum Live at the BBC. O maior sucesso entre os covers foi a canção "Twist and Shout". Em 1986 voltou as paradas de sucesso ao ser usada na trilha sonora do filme Ferris Bueller's Day Off (no Brasil, chamado de Curtindo a Vida Adoidado)

Composições de Lennon/McCartney

"Love Me Do" foi a primeira canção lançada oficialmente pelos Beatles em 1962. A canção utilizou três bateristas diferentes, no single saiu a versão com Ringo Starr na bateria, no álbum Please Please Me a versão de Andy White na bateria e a de Pete Best só foi lançada no Anthology 1. A canção atingiu o décimo sétimo lugar nas paradas de sucesso inglesa. E só atingiria o primeiro lugar nos Estados Unidos em 1964. "P.S. I Love You" foi lançada como lado B do compacto de "Love Me Do".

"Please Please Me" foi a primeira canção dos Beatles a atingir o primeiro lugar nas paradas de sucesso inglesa. Inspirado em Roy Orbison e na canção de Bing Crosby, "Please" de 1932, John Lennon é o principal compositor da canção. "Ask Me Why" era o lado B do single que trazia a canção "Please Please Me", para escreve-la, John se inspirou em Smokey Robinson, um dos seus cantores prediletos.

"I Saw Her Standing There", canção que abre o álbum traz Paul nos vocais e um solo de guitarra de George claramente influênciado pelos solos do guitarrista Chuck Berry. "Do You Want To Know A Secret?", escrita por John e cantada por George Harrison, atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso inglesa quando foi regravada pelo grupo Billy J. Kramer & The Dakotas e foi a primeira canção dos Beatles a atingir sucesso com outro intérprete. A canção "Misery" escrita por John e oferecida a cantora inglesa Helen Shapiro, cujo empresário recusou-a.

A Capa

George Martin, que tinha encanto pelo Zoológico de Londres, pensou que seria uma boa publicidade para o mesmo se os Beatles possassem para a capa do álbum diante da casa de insetos do Zoo, mas a Sociedade Zoologica de London não permitiu que isso fosse feito. Decidiu-se então que a foto da capa fosse dos quatro integrantes em um balcão da escadaria da EMI. Esta foto tirada por Angus McBean foi usada posteriormente para a capa da coletânea The Beatles 1962-1966.

Músicos

Participações:

Curiosidades

  • A impressão do álbum saiu com o nome da dupla de compositores dos Beatles invertida como McCartney/Lennon. Foi o único álbum a sair assim os demais usou Lennon/McCartney
Download:Rapidshare
Tamanho:45,5mb
Bitch rate:192kbps

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente sobre o post, para Pedido, Parceria, utilize o email mail@agoraerock.com

Seu comentário é nosso incentivo para continuar com este blog e trazer notícias e musicas boas para vocês!