quinta-feira, 12 de junho de 2008

The Beatles: Rubber Soul (1965)




Think For Yourself

The Word

Girl

In My Life



Rubber Soul é o sexto álbum lançado pelo grupo de rock The Beatles. Foi gravado aproximadamente em quatro meses e lançado em 1965 sendo produzido por George Martin. É citado por muitos críticos de música como o álbum em que os Beatles começaram a tornar seu som mais eclético e sofisticado.

Naquela altura, depois de amenizada a força primitiva do Rock, com a explosão do folk-rock e da surf music, cada grupo passou a utilizar-se de todas as potencialidades que os estúdios de gravação podiam oferecer. Os próprios Beatles superaram sua fase adolescente, passando pelas brincadeiras colocadas em filmes por Richard Lester, até o profundo universo poético que começaram a desenvolver com o álbum Rubber Soul. Realizaram então verdadeiras "rupturas", como a letra surrealista e o uso da cítara indiana em "Norwegian Wood", o lirismo de "In My Life" e "Michele", a solidão pungente de "Nowhere Man", enfim, Rubber Soul foi considerado o mais inovador álbum de música pop lançado até então.

História

Foi a primeira vez que um álbum dos Beatles teve capa e nome semelhante no Reino Unido e nos Estados Unidos. Antes de Rubber Soul, nos Estados Unidos, a gravadora lançava seus álbuns com nomes, capas e seleção de músicas diferentes. Porém o Rubber Soul americano tinha uma seleção de músicas um pouco diferente da versão britânica. Trazia duas músicas do álbum anterior (Help!) e não trazia quatro músicas do Rubber Soul britânico. As músicas que não foram incluídas no Rubber Soul americano foram mais tarde lançadas no álbum Yesterday...And Today. Nos Estados Unidos, o álbum vendeu 1,2 milhões de cópias em nove dias após seu lançamento.

Praticamente na mesma época do lançamento do álbum, foi lançado um compacto que trouxe duas músicas de grande sucesso, "We Can Work It Out" e "Day Tripper". "We Can Work It Out" foi composta por John e Paul e tornou-se na época a que mais tempo levou para ser gravada (12 horas). O compacto se tornou o que mais rapidamente se vendeu, superando o compacto da música "Can't Buy Me Love" que tinha o record anteriormente.

Sobre As Músicas

"Drive My Car" foi escrita por Paul com uma contribuição de John em algumas partes. Paul chegou aos estúdios da Abbey Road com uma letra que dizia : "I Can Give You Golden Rings, I Can Give You Anything." (ou seja, "eu posso te comprar um anel de ouro, eu posso te dar qualquer coisa"), John vetou a letra por lembrar uma canção de Paul feita anteriormente, "Can't Buy Me Love". Com letra nova surgiu "Drive My Car". Paul explicou: - "A verdade é que não entendo muito de carros. Quando tenho de ir a um mecânico, fico confuso e digo a ele "Bem...hum...eu acho que...não tá muito legal".

John escreveu "Nowergian Wood" embora tenha tido a colaboração de Paul em algumas partes. A letra era inspirada em uma relação extraconjugal de John, na época casado com Cynthia Lennon. George usou um instrumento indiano pela primeira vez em uma música, a cítara. George estava estudando música indiana na época, acabou comprando uma cítara e a usou pela primeira vez em uma música de rock. Foi mais uma música de John composta com influênica de Bob Dylan. "Nowhere Man" outra canção de John, tem uma letra mais filosófica.

Paul escreve sobre a crise em seu namoro com Jane Asher em "You Won't See Me". Jane na época não retornava suas ligações telefônicas, ignorando-o. Paul também escreve sobre ela em "I'm Looking Through You". Nesta música, alguns críticos acreditam que Paul gravou todos os instrumentos pois o estilo de guitarra e bateria tocada não se assemelham ao de George e Ringo respectivamente."Michelle" é mais uma balada de Paul, com algumas frases em francês.

Após a separação dos Beatles, John disse que compôs praticamente sozinho com uma pequena contribuição de Paul a música "In My Life", Paul no entanto disse que ajudou na composição do começo ao fim. George Martin toca piano ao estilo barroco na música.

"The Word" foi escrita por John e Paul e segundo eles sob influência da maconha. "Run For Your Life" é uma composição de John baseada na música "Baby Let's Play House" de "Elvis Presley".

Download: Rapidshare

Tamanho:49,5mb

Bitch Rate:192kbps

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente sobre o post, para Pedido, Parceria, utilize o email mail@agoraerock.com

Seu comentário é nosso incentivo para continuar com este blog e trazer notícias e musicas boas para vocês!