domingo, 15 de junho de 2008

The Beatles: Magical Mystery Tour




Magical Mystery Tour é a trilha sonora do filme homônimo estreado pelos Beatles em dezembro de 1967 no canal de TV britânico BBC. Lançado no dia 27 de novembro de 1967 no formato LP (Long Play) nos EUA, e no dia 8 de dezembro de 1967 no formato EP (Extended Play) duplo na Inglaterra. O resto do mundo seguiu o formato inglês.

História
Após o choque da morte de Brian Epstein, os quatro Beatles se reuniram no dia 1 de setembro de 1967 para traçar os rumos da banda. Decidiram seguir com o projeto "Magical Mystery Tour" e no dia 5 de setembro iniciam a gravação de I Am the Walrus. Este projeto geraria sete canções e um filme.
Com apenas seis músicas, a EMI decidiu lançá-lo no formato EP duplo, junto a um mini-livro de 28 páginas e com as letras das canções. A Capitol Records, gravadora responsável pelos lançamentos dos Beatles nos EUA, não achou conveniente este formato para o mercado americano e resolveu lançá-lo no formato LP. Para isso, concentrou todas as músicas do lançamento em EP no lado 1, e utilizou as cinco músicas lançadas durante o ano de 1967 com compacto simples no lado 2. O formato do lançamento inglês foi seguido pelo resto do mundo, inclusive no Brasil. O formato americano permaneceu inédito no mundo até novembro de 1976, quando atendendo a pedidos dos fãs foi editado na Inglaterra, e em seguida ao redor do mundo. Atualmente, este é o formato que prevalece.

A gravação

A gravação das músicas da trilha sonora do filme iniciou-se no dia 5 de setembro de 1967 com "I Am The Walrus" e estendeu-se até o dia 17 de novembro de 1967. Neste período, sete músicas forma gravadas ( as seis do EP, mais "Hello Goodbye" que junto com "I Am The Walrus" foi lançada como compacto simples no dia 24 de novembro de 1967).

As faixas dos discos


Edição LP (Long Play)

Lançado em 27 de novembro de 1967 nos EUA

Lado 1


Lado 2

Edição EP (Extended Play)
Lançado em 8 de dezembro de 1967 na Inglaterra EP 1
  • Magical Mystery Tour
  • Your Mother Should Know
  • I Am The Walrus
EP 2
  • The Fool On The Hill
  • Flying
  • Blue Jay Way

Sobre as canções

  • "The Fool On The Hill" foi composta por Paul McCartney, ela fala sobre um homem que é considerado bobo pelos outros. Segundo Alistair Taylor, um amigo de Paul, que o acompanhava durante uma manhã em Primrose Hill andando com sua cadela Martha, Paul notou que Martha havia desaparecido então ele olhou a sua volta e viu um homem de casaco de chuva, ao achar Martha o homem lhe falou sobre a vista da montanha, Paul então olhou a sua volta e ao olhar para o homem novamente ele havia desaparecido misteriosamente assim como havia aparecido.
  • Paul também escreveu "Hello Goodbye" que foi o lado A do compacto que trazia "I Am The Walrus" no lado B. John depois da separação do grupo disse que se sentia desconfortável porque suas melhores músicas foram lado B de músicas sem muito valor como neste caso.
  • "I Am the Walrus" também foi escrita por John durante uma viagem de ácido. Com letra sem sentido, foi feita para confundir pessoas que tentavam analisar suas músicas. Ao estilo psicodélico, tem um ritmo inspirado em uma sirene policial.
  • "All You Need is Love" foi escrita por John, foi apresentada na primeira produção transmitida ao vivo via sátélite (programa Our World) em 25 de junho de 1967. A transmissão foi feita para 26 países e atingiu 350 milhões de espectadores. Segundo George Martin a música era uma mensagem dos Beatles ao mundo que dizia que o "amor é tudo". Participaram do coro da música astros como Mick Jagger e Keith Richards (Rolling Stones), Marianne Faithfull, Eric Clapton, Keith Moon (The Who) e Graham Nash além de Mike McCartney (irmão de Paul), Jane Asher (namorada de Paul), Patti Harrison (mulher de George) entre outros.
  • "Flying" é um instrumental e foi a primeira música composta pelos quatro integrantes a ser gravada. A segunda seria "Dig It" do álbum Let It be. Se chamaria inicialmente "Aerial Tour Instrumental".
  • "Baby You're Rich Man" foi a primeira a não ser gravada nos estúdios da Abbey Road. Tem duas partes, uma escrita por John e outra por Paul que depois viraram uma música só.
  • "Blue Jay Way", George escreveu esta música enquanto esperava seu amigo Derek Taylor chegar em uma casa que ele, George, queria alugar na Los Angeles Street e que se chamava Blue Jay Way.
  • Embora tenham sido lançadas anteriormente ao álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (gravadas no final de 1966), as músicas "Penny Lane" e "Strawberry Fields Forever" entraram para o álbum Magical Mystery Tour. George Martin, o produtor dos Beatles, disse que este foi o melhor compacto feito pelos Beatles. "Penny Lane" é uma composição de Paul e fala sobre lugares de Liverpool, onde os integrantes dos Beatles nasceram. David Manson tocou trumpete na música, os Beatles lançaram um filme promocional da música que não foi filmado em Liverpool mas sim em Londres. "Strawberry Fields Forever" é um música de John no mais alto estilo psicodélico. Também traz um tema que remete a Liverpool, se referindo a lugares da cidade, "Strawberry Fields" era um orfanato em Liverpool onde John costumava brincar quando era pequeno.
Download:Rapidshare (Atualizado em 30/12/08)
Tamanho:50mb
Bitch rate:192kbps

3 comentários :

  1. Esse link não está mais ativo meu amigo gremista, será que tu poderia ativar para mim? É que estou afim de baixar esse disco para mim.

    Um abraço da Carol Cereja

    ResponderExcluir
  2. Pronto, link atualizado! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/1/09 20:30

    Obrigada amigo, teu blog já tá minha lista de favoritos!!!

    ResponderExcluir

Comente sobre o post, para Pedido, Parceria, utilize o email mail@agoraerock.com

Seu comentário é nosso incentivo para continuar com este blog e trazer notícias e musicas boas para vocês!