Atom heart mother é um álbum de rock progressivo editado em 1970 pela banda britânica Pink Floyd. Foi gravado nos Abbey Road Studios, Londres. O álbum chegou a Nº 1 de vendas no Reino Unido e a Nº 55 nos EUA, onde chegou a disco de ouro em Março de 1994. Foi editado em CD com nova mistura em 1994 no Reino Unido e em 1995 nos EUA.
A capa do disco é uma das mais enigmáticas da história da música. O bovino mais famoso do rock mundial aparece tanto no vinil, quanto no CD. A rês Lullubelle III, uma cruza das raças holandesa e normanda (ao contrário de suas colegas da contracapa, puramente holandesas), foi fotografada em uma propriedade rural do interior da Inglaterra. A gravadora pagou ao dono da propriedade cerca de mil libras pelos “direitos de imagem” do animal. A propriedade virou ponto turístico, e Lullubelle, uma celebridade do showbusiness mundial.
As duas faixas mais longas são uma progressão de anteriores peças instrumentais dos Pink Floyd tais como "A saucerful of secrets"; A primeira é dividida em seis partes e é tocada com uma orquestra completa e a segunda é um instrumental em três partes com efeitos sonoros e diálogos entre cada parte.
Ron Geesin cruza o caminho do Pink Floyd
"Atom Heart Mother" é um esforço sinfônico em que as peças centrais são duas longas composições divididas em seis movimentos. As músicas são resultado da colaboração entre a banda e o compositor de avant-garde Ron Geesin, que acabou por trazer novos componentes ao trabalho do grupo. O Cd começa com uma sequência de cordas composta por David Gilmour - a trilha que empresta o nome ao álbum e se torna uma obra de arte com a ajuda de Geesin. Através de vinte minutos entitulados "Breast Milky", "Funky Dung" e "Mind Your Troat Please", a grandiosidade do som metálico explode, com a percussão que fica 'pairando no ar' e as contribuições pop do conjunto que dão unidade à orquestração. "Alan´s Psycodelic Breakfast" parece alguém murmurando sobre si mesmo até que seja interrompido pelo som dos teclados de Richard Wright. "Atom Heart" ainda tem a balada folky escrita por Roger Water "If", o som psicodélico de Wright na excepcional "Summer ´68" e mais uma composição de Gilmour, "Fat Old Sun". -- Por Joel Castro.
Faixas
- "Atom Heart Mother Suite" (Gilmour/Mason/Waters/Wright/Geesin) - 23:39
- "Father's Shout"
- "Breast Milky"
- "Mother Fore"
- "Funky Dung"
- "Mind Your Throats Please"
- "Remergence"
- "If" (Waters) - 4:30
- "Summer '68" (Wright) - 5:28
- "Fat Old Sun" (Gilmour) - 5:23
- "Alan's Psychedelic Breakfast" (Gilmour/Mason/Waters/Wright) - 13:00
- "Rise and Shine"
- "Sunny Side Up"
- "Morning Glory"
Músicos
- David Gilmour - voz e guitarra
- Roger Waters - voz e baixo
- Richard Wright - voz e teclas
- Nick Mason - bateria
- John Aldiss Choir - Coros
- Alan Parsons - engenheiro
- Peter Bown - engenheiro
- Ron Geesin - orquestração e co-autoria de Atom heart mother
Citações
"Atom Heart Mother é uma boa peça para ser mandada para o lixo e nunca mais ser ouvida por ninguém! [...] Era um bocado pomposa, e não falava sobre nada."
- - Roger Waters - Rock Over London Radio Station - 15 de Março de 1985, para ser transmitido de 7 de Abril a 14 de Abril de 1985.
- Bit rate: 160kbps
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Comente sobre o post, para Pedido, Parceria, utilize o email mail@agoraerock.com
Seu comentário é nosso incentivo para continuar com este blog e trazer notícias e musicas boas para vocês!